PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Diferentes autores compõem o que Fontana e Cruz (1997) chamam de abordagem inatista-maturacionista. Esta não é uma abordagem teórica única, contudo, todos os autores citados pelas autoras compreendem o desenvolvimento humano da mesma maneira e, por isso, são reunidos por elas como representantes da perspectiva inatista-maturacionista. Os principais autores citados dessa abordagem são Binet e Gesell. Sobre a abordagem inatista-maturacionista, analise as assertivas e assinale a alternativa correta:
Essa abordagem dá ênfase ao processo de aprendizagem dos comportamentos.
Os pesquisadores da abordagem inatista-maturacionista objetivavam descrever os padrões de comportamento aprendidos em cada uma das séries escolares.
Binet e Gesell discordavam quanto à importância da hereditariedade e da maturação. Binet entendia que hereditariedade era o fator mais importante, enquanto Gesell pressupunha que a maturação era mais determinante.
Essa perspectiva parte do princípio de que a maturação biológica e os fatores hereditários são os aspectos mais importantes para o desenvolvimento da inteligência da criança.
Para a abordagem inatista-maturacionista, o desenvolvimento depende da aprendizagem.
A abordagem comportamentalista enfatiza o processo de aprendizagem dos comportamentos, entendendo que as experiências do indivíduo com o meio determinam seu desenvolvimento. Frederic Skinner diferenciou dois importantes tipos de aprendizagem. Um deles, considerado pelo autor como mais importante, é a aprendizagem por condicionamento operante. Sobre o condicionamento operante (comportamento operante), analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso.
( ) O condicionamento operante é um comportamento exclusivo dos seres humanos.
( ) No comportamento operante, o sujeito se comporta no meio e esse comportamento gera uma consequência que afeta a probabilidade da ação ocorrer novamente.
( ) O condicionamento operante representa uma resposta direta do organismo a algum estímulo do ambiente.
( ) No comportamento operante, se a consequência for desagradável, o comportamento tem menos probabilidade de se repetir.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
V – V – F – F
F – V – F – V
F – V – V – F
V – F – V – F
V – F – F – V
As condições históricas presentes no contexto em que o indivíduo vive possibilitam que certa atividade torne-se atividade-guia em um dado período de desenvolvimento. Os limites para a passagem de um estágio de desenvolvimento para outro não dependem da idade da criança, mas das condições sócio-históricas presentes na vida do indivíduo. Para Vigotski (1996), a transição de uma etapa de desenvolvimento para outra pode ser marcada por crises. Em relação às crises que podem marcar a transição de um período de desenvolvimento para o outro, analise as assertivas a seguir.
I No período de mudança de uma fase de desenvolvimento para outra, mudam as necessidades e os motivos que impulsionam o comportamento da criança.
II As crises ocorrem, porque, no momento da passagem de um estágio para outro, a criança está reestruturando suas vivências, modificando sua relação com o mundo.
III Para Vigotski, o período de transição de um estágio para o outro não é marcado por crises.
IV As crises do desenvolvimento geram intenso conflito e necessitam sempre de intervenção psicoterapêutica.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I e IV, apenas.
I, apenas.
IV, apenas.
I e II, apenas.
NO desenvolvimento cognitivo é entendido como o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: a percepção, a memória, a atenção, a criatividade, a imaginação, as emoções, os pensamentos concreto e abstrato, a linguagem e a consciência. O desenvolvimento cognitivo também engloba a aquisição e as mudanças na estrutura e na forma do pensamento: o desenvolvimento do pensamento concreto para o pensamento abstrato. No que se refere, especificamente, ao desenvolvimento do pensamento verbal, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
O desenvolvimento do pensamento verbal ocorre independente do desenvolvimento da linguagem.
Pensamento e linguagem são duas funções psíquicas independentes. No pensamento verbal, não ocorre um entrecruzamento entre pensamento e linguagem.
O desenvolvimento do pensamento verbal está, estritamente, relacionado à capacidade de conceituar (pensamento por conceitos).
O pensamento verbal está relacionado à capacidade de assimilar os procedimentos de ação com os objetos (manipulação de objetos).
O desenvolvimento do pensamento verbal ocorre de forma natural, não sendo relacionada a um processo de aprendizagem.
Existem diferentes definições a respeito do que é aprendizagem e de quais são suas características. De forma geral, entendemos que aprendizagem é o processo pelo qual uma pessoa se apropria dos conhecimentos que foram construídos pela humanidade ao longo da história. A aprendizagem é o processo pelo qual um indivíduo adquire novos comportamentos, ideias e/ou conhecimentos. Carmo (2012) destaca algumas formas de aprendizagem, explicitando a aprendizagem por ensaio-e-erro, também chamada de aprendizagem por tentativa-e-erro. Sobre essa forma de aprendizagem, analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso.
( ) A aprendizagem por tentativa-e-erro se caracteriza pela busca aleatória da solução de um problema.
( ) A aprendizagem por tentativa-e-erro pode implicar frustração e desmotivação do aluno, o que a torna, portanto, não indicada para o contexto escolar.
( ) A aprendizagem por tentativa-e-erro pode contribuir para que o aluno chegue à solução de um problema de forma autônoma.
( ) Quando ocorre de forma sistematizada e planejada, a aprendizagem não mais pode ser denominada de aprendizagem por tentativa-e-erro.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
F – V – V – F.
V – F – V – V.
F – F – V – F.
V – F – V – F.
V – V – V – F.
Existem diferentes definições a respeito do que é aprendizagem e de quais são suas características. De forma geral, entendemos que aprendizagem é o processo pelo qual uma pessoa se apropria dos conhecimentos que foram construídos pela humanidade ao longo da história. A aprendizagem é o processo pelo qual um indivíduo adquire novos comportamentos, ideias e/ou conhecimentos. Carmo (apud AITA, 2016) destaca algumas formas de aprendizagem, explicitando a aprendizagem por ensaio-e-erro, também chamada de aprendizagem por tentativa-e-erro.
AITA, E. B. Psicologia da educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2016, p. 252. (Adaptado)
Sobre essa forma de aprendizagem analise as assertivas a seguir.
I - Na aprendizagem por tentativa-e-erro, o aluno vai tentando solucionar um problema a partir de seus conhecimentos prévios, a partir de tentativas aleatórias ou a partir de elementos fornecidos pelo professor.
II - . A aprendizagem por tentativa-e-erro pode implicar frustração e desmotivação do aluno, o que a torna, portanto, não indicada para o contexto escolar, e indicada, exclusivamente, ao contexto familiar e social da criança.
III - Apesar de poder gerar frustração ou desmotivação, a aprendizagem por ensaio-e-erro, por ser muito interessante, deve ser utilizada em sala de aula, desde que ocorra dentro das possibilidades do aluno, e partir de um ótimo planejamento pedagógico
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
I e III apenas.
I apenas.
II apenas.
I e II apenas.
III apenas.
Aprendizagem e desenvolvimento são dois processos distintos. Didaticamente, estudam-se os dois processos de forma separada. Pelo fato de, na prática, esses dois conceitos estarem interligados, é difícil falar de um processo sem mencionar o outro. Especificamente acerca do processo de desenvolvimento humano, analise as assertivas a seguir:
I. O processo de desenvolvimento maturacional é estritamente biológico e não depende de um processo de aprendizagem.
II. O desenvolvimento engloba o processo da aquisição da linguagem.
III. O desenvolvimento não engloba o processo de mudança do pensamento concreto para o pensamento abstrato.
IV. O desenvolvimento engloba as mudanças nas relações sociais e na dimensão afetiva da vida da criança.
V. É consenso entre os pesquisadores que os estágios de desenvolvimento seguem uma sequência ordenada.
É correto o que se afirma em:
II, IV e V, apenas.
II e IV, apenas.
II e V, apenas
I, II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Para Piaget, no período sensório-motor ocorre o nascimento da inteligência da criança. Nesse estágio, a inteligência da criança está relacionada com as percepções (sensório) e com a ação/deslocamento de seu próprio corpo (motor). Por isso esse período é denominado por Piaget de estágio sensório-motor. De acordo com Piaget, no início do estágio sensório, a criança ainda não possui a representação mental dos objetos. Sobre o conceito de representação mental dos objetos, analise as assertivas a seguir:
I A representação mental dos objetos se desenvolve quando as respostas motoras automáticas da criança vão se transformando em esquemas de ação.
II - A representação mental dos objetos, neste período de desenvolvimento, está intimamente relacionada a capacidade da criança em perceber que os objetos continuam a existir, mesmo quando eles não podem ser vistos, ouvidos ou tocados por ela.
III - A ausência de permanência do objeto contribui para que a criança não tenha ainda definida uma noção de eu no início do período sensório-motor.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
A teoria piagetiana entende que a criança constrói o conhecimento por um processo de adaptação à realidade. Existem dois processos fundamentais relacionados à adaptação, quais sejam, os processos de assimilação e acomodação. Quando o sujeito se depara com um conhecimento novo, ocorre um desequilíbrio. A criança, primeiramente, busca alcançar o equilíbrio por meio do mecanismo de assimilação. Sobre a assimilação, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que melhor define esse processo. A assimilação:
Se refere à modificação das estruturas cognitivas que a criança já possui.
Diz respeito à criação de novas estruturas cognitivas.
É um processo de autorregulação.
É um caso particular de adaptação biológica.
Diz respeito ao ajuste dos novos conhecimentos às estruturas cognitivas já desenvolvidas pela criança.
A aprendizagem e o desenvolvimento humano são dois processos que trazem contribuições basilares para pensarmos o fenômeno educativo. Cada um desses processos conta com inúmeras pesquisas e teorizações que lançam luz ao campo educacional. Os estudos da Psicologia da Educação acerca da aprendizagem e do desenvolvimento são fundamentais para a prática profissional do educador. Isso porque o professor precisa ter clareza a respeito de como o aluno aprende e de quais fatores estão relacionados ao processo de desenvolvimento humano, para orientar sua prática educativa. Acerca dos processos de aprendizagem e desenvolvimento, analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso:
( ) O processo de desenvolvimento pode ser definido apenas como crescimento físico e maturacional.
( ) O processo de aprendizagem ocorre por meio da mediação.
( ) As normas de conduta são conhecimentos culturais construídos historicamente que são aprendidos pela criança a partir da mediação social.
( ) O processo de desenvolvimento se refere às alterações que ocorrem ao longo do ciclo vital.
( ) Aprendizagem são processos não coincidentes e não relacionados.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
Essa abordagem dá ênfase ao processo de aprendizagem dos comportamentos.
Os pesquisadores da abordagem inatista-maturacionista objetivavam descrever os padrões de comportamento aprendidos em cada uma das séries escolares.
Binet e Gesell discordavam quanto à importância da hereditariedade e da maturação. Binet entendia que hereditariedade era o fator mais importante, enquanto Gesell pressupunha que a maturação era mais determinante.
Essa perspectiva parte do princípio de que a maturação biológica e os fatores hereditários são os aspectos mais importantes para o desenvolvimento da inteligência da criança.
Para a abordagem inatista-maturacionista, o desenvolvimento depende da aprendizagem.
A abordagem comportamentalista enfatiza o processo de aprendizagem dos comportamentos, entendendo que as experiências do indivíduo com o meio determinam seu desenvolvimento. Frederic Skinner diferenciou dois importantes tipos de aprendizagem. Um deles, considerado pelo autor como mais importante, é a aprendizagem por condicionamento operante. Sobre o condicionamento operante (comportamento operante), analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso.
( ) O condicionamento operante é um comportamento exclusivo dos seres humanos.
( ) No comportamento operante, o sujeito se comporta no meio e esse comportamento gera uma consequência que afeta a probabilidade da ação ocorrer novamente.
( ) O condicionamento operante representa uma resposta direta do organismo a algum estímulo do ambiente.
( ) No comportamento operante, se a consequência for desagradável, o comportamento tem menos probabilidade de se repetir.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
V – V – F – F
F – V – F – V
F – V – V – F
V – F – V – F
V – F – F – V
As condições históricas presentes no contexto em que o indivíduo vive possibilitam que certa atividade torne-se atividade-guia em um dado período de desenvolvimento. Os limites para a passagem de um estágio de desenvolvimento para outro não dependem da idade da criança, mas das condições sócio-históricas presentes na vida do indivíduo. Para Vigotski (1996), a transição de uma etapa de desenvolvimento para outra pode ser marcada por crises. Em relação às crises que podem marcar a transição de um período de desenvolvimento para o outro, analise as assertivas a seguir.
I No período de mudança de uma fase de desenvolvimento para outra, mudam as necessidades e os motivos que impulsionam o comportamento da criança.
II As crises ocorrem, porque, no momento da passagem de um estágio para outro, a criança está reestruturando suas vivências, modificando sua relação com o mundo.
III Para Vigotski, o período de transição de um estágio para o outro não é marcado por crises.
IV As crises do desenvolvimento geram intenso conflito e necessitam sempre de intervenção psicoterapêutica.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I e IV, apenas.
I, apenas.
IV, apenas.
I e II, apenas.
NO desenvolvimento cognitivo é entendido como o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: a percepção, a memória, a atenção, a criatividade, a imaginação, as emoções, os pensamentos concreto e abstrato, a linguagem e a consciência. O desenvolvimento cognitivo também engloba a aquisição e as mudanças na estrutura e na forma do pensamento: o desenvolvimento do pensamento concreto para o pensamento abstrato. No que se refere, especificamente, ao desenvolvimento do pensamento verbal, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
O desenvolvimento do pensamento verbal ocorre independente do desenvolvimento da linguagem.
Pensamento e linguagem são duas funções psíquicas independentes. No pensamento verbal, não ocorre um entrecruzamento entre pensamento e linguagem.
O desenvolvimento do pensamento verbal está, estritamente, relacionado à capacidade de conceituar (pensamento por conceitos).
O pensamento verbal está relacionado à capacidade de assimilar os procedimentos de ação com os objetos (manipulação de objetos).
O desenvolvimento do pensamento verbal ocorre de forma natural, não sendo relacionada a um processo de aprendizagem.
Existem diferentes definições a respeito do que é aprendizagem e de quais são suas características. De forma geral, entendemos que aprendizagem é o processo pelo qual uma pessoa se apropria dos conhecimentos que foram construídos pela humanidade ao longo da história. A aprendizagem é o processo pelo qual um indivíduo adquire novos comportamentos, ideias e/ou conhecimentos. Carmo (2012) destaca algumas formas de aprendizagem, explicitando a aprendizagem por ensaio-e-erro, também chamada de aprendizagem por tentativa-e-erro. Sobre essa forma de aprendizagem, analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso.
( ) A aprendizagem por tentativa-e-erro se caracteriza pela busca aleatória da solução de um problema.
( ) A aprendizagem por tentativa-e-erro pode implicar frustração e desmotivação do aluno, o que a torna, portanto, não indicada para o contexto escolar.
( ) A aprendizagem por tentativa-e-erro pode contribuir para que o aluno chegue à solução de um problema de forma autônoma.
( ) Quando ocorre de forma sistematizada e planejada, a aprendizagem não mais pode ser denominada de aprendizagem por tentativa-e-erro.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
F – V – V – F.
V – F – V – V.
F – F – V – F.
V – F – V – F.
V – V – V – F.
Existem diferentes definições a respeito do que é aprendizagem e de quais são suas características. De forma geral, entendemos que aprendizagem é o processo pelo qual uma pessoa se apropria dos conhecimentos que foram construídos pela humanidade ao longo da história. A aprendizagem é o processo pelo qual um indivíduo adquire novos comportamentos, ideias e/ou conhecimentos. Carmo (apud AITA, 2016) destaca algumas formas de aprendizagem, explicitando a aprendizagem por ensaio-e-erro, também chamada de aprendizagem por tentativa-e-erro.
AITA, E. B. Psicologia da educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2016, p. 252. (Adaptado)
Sobre essa forma de aprendizagem analise as assertivas a seguir.
I - Na aprendizagem por tentativa-e-erro, o aluno vai tentando solucionar um problema a partir de seus conhecimentos prévios, a partir de tentativas aleatórias ou a partir de elementos fornecidos pelo professor.
II - . A aprendizagem por tentativa-e-erro pode implicar frustração e desmotivação do aluno, o que a torna, portanto, não indicada para o contexto escolar, e indicada, exclusivamente, ao contexto familiar e social da criança.
III - Apesar de poder gerar frustração ou desmotivação, a aprendizagem por ensaio-e-erro, por ser muito interessante, deve ser utilizada em sala de aula, desde que ocorra dentro das possibilidades do aluno, e partir de um ótimo planejamento pedagógico
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
I e III apenas.
I apenas.
II apenas.
I e II apenas.
III apenas.
Aprendizagem e desenvolvimento são dois processos distintos. Didaticamente, estudam-se os dois processos de forma separada. Pelo fato de, na prática, esses dois conceitos estarem interligados, é difícil falar de um processo sem mencionar o outro. Especificamente acerca do processo de desenvolvimento humano, analise as assertivas a seguir:
I. O processo de desenvolvimento maturacional é estritamente biológico e não depende de um processo de aprendizagem.
II. O desenvolvimento engloba o processo da aquisição da linguagem.
III. O desenvolvimento não engloba o processo de mudança do pensamento concreto para o pensamento abstrato.
IV. O desenvolvimento engloba as mudanças nas relações sociais e na dimensão afetiva da vida da criança.
V. É consenso entre os pesquisadores que os estágios de desenvolvimento seguem uma sequência ordenada.
É correto o que se afirma em:
II, IV e V, apenas.
II e IV, apenas.
II e V, apenas
I, II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Para Piaget, no período sensório-motor ocorre o nascimento da inteligência da criança. Nesse estágio, a inteligência da criança está relacionada com as percepções (sensório) e com a ação/deslocamento de seu próprio corpo (motor). Por isso esse período é denominado por Piaget de estágio sensório-motor. De acordo com Piaget, no início do estágio sensório, a criança ainda não possui a representação mental dos objetos. Sobre o conceito de representação mental dos objetos, analise as assertivas a seguir:
I A representação mental dos objetos se desenvolve quando as respostas motoras automáticas da criança vão se transformando em esquemas de ação.
II - A representação mental dos objetos, neste período de desenvolvimento, está intimamente relacionada a capacidade da criança em perceber que os objetos continuam a existir, mesmo quando eles não podem ser vistos, ouvidos ou tocados por ela.
III - A ausência de permanência do objeto contribui para que a criança não tenha ainda definida uma noção de eu no início do período sensório-motor.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
A teoria piagetiana entende que a criança constrói o conhecimento por um processo de adaptação à realidade. Existem dois processos fundamentais relacionados à adaptação, quais sejam, os processos de assimilação e acomodação. Quando o sujeito se depara com um conhecimento novo, ocorre um desequilíbrio. A criança, primeiramente, busca alcançar o equilíbrio por meio do mecanismo de assimilação. Sobre a assimilação, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que melhor define esse processo. A assimilação:
Se refere à modificação das estruturas cognitivas que a criança já possui.
Diz respeito à criação de novas estruturas cognitivas.
É um processo de autorregulação.
É um caso particular de adaptação biológica.
Diz respeito ao ajuste dos novos conhecimentos às estruturas cognitivas já desenvolvidas pela criança.
A aprendizagem e o desenvolvimento humano são dois processos que trazem contribuições basilares para pensarmos o fenômeno educativo. Cada um desses processos conta com inúmeras pesquisas e teorizações que lançam luz ao campo educacional. Os estudos da Psicologia da Educação acerca da aprendizagem e do desenvolvimento são fundamentais para a prática profissional do educador. Isso porque o professor precisa ter clareza a respeito de como o aluno aprende e de quais fatores estão relacionados ao processo de desenvolvimento humano, para orientar sua prática educativa. Acerca dos processos de aprendizagem e desenvolvimento, analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso:
( ) O processo de desenvolvimento pode ser definido apenas como crescimento físico e maturacional.
( ) O processo de aprendizagem ocorre por meio da mediação.
( ) As normas de conduta são conhecimentos culturais construídos historicamente que são aprendidos pela criança a partir da mediação social.
( ) O processo de desenvolvimento se refere às alterações que ocorrem ao longo do ciclo vital.
( ) Aprendizagem são processos não coincidentes e não relacionados.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
V – V – F – F
F – V – F – V
F – V – V – F
V – F – V – F
V – F – F – V
As condições históricas presentes no contexto em que o indivíduo vive possibilitam que certa atividade torne-se atividade-guia em um dado período de desenvolvimento. Os limites para a passagem de um estágio de desenvolvimento para outro não dependem da idade da criança, mas das condições sócio-históricas presentes na vida do indivíduo. Para Vigotski (1996), a transição de uma etapa de desenvolvimento para outra pode ser marcada por crises. Em relação às crises que podem marcar a transição de um período de desenvolvimento para o outro, analise as assertivas a seguir.
I No período de mudança de uma fase de desenvolvimento para outra, mudam as necessidades e os motivos que impulsionam o comportamento da criança.
II As crises ocorrem, porque, no momento da passagem de um estágio para outro, a criança está reestruturando suas vivências, modificando sua relação com o mundo.
III Para Vigotski, o período de transição de um estágio para o outro não é marcado por crises.
IV As crises do desenvolvimento geram intenso conflito e necessitam sempre de intervenção psicoterapêutica.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I e IV, apenas.
I, apenas.
IV, apenas.
I e II, apenas.
NO desenvolvimento cognitivo é entendido como o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: a percepção, a memória, a atenção, a criatividade, a imaginação, as emoções, os pensamentos concreto e abstrato, a linguagem e a consciência. O desenvolvimento cognitivo também engloba a aquisição e as mudanças na estrutura e na forma do pensamento: o desenvolvimento do pensamento concreto para o pensamento abstrato. No que se refere, especificamente, ao desenvolvimento do pensamento verbal, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
O desenvolvimento do pensamento verbal ocorre independente do desenvolvimento da linguagem.
Pensamento e linguagem são duas funções psíquicas independentes. No pensamento verbal, não ocorre um entrecruzamento entre pensamento e linguagem.
O desenvolvimento do pensamento verbal está, estritamente, relacionado à capacidade de conceituar (pensamento por conceitos).
O pensamento verbal está relacionado à capacidade de assimilar os procedimentos de ação com os objetos (manipulação de objetos).
O desenvolvimento do pensamento verbal ocorre de forma natural, não sendo relacionada a um processo de aprendizagem.
Existem diferentes definições a respeito do que é aprendizagem e de quais são suas características. De forma geral, entendemos que aprendizagem é o processo pelo qual uma pessoa se apropria dos conhecimentos que foram construídos pela humanidade ao longo da história. A aprendizagem é o processo pelo qual um indivíduo adquire novos comportamentos, ideias e/ou conhecimentos. Carmo (2012) destaca algumas formas de aprendizagem, explicitando a aprendizagem por ensaio-e-erro, também chamada de aprendizagem por tentativa-e-erro. Sobre essa forma de aprendizagem, analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso.
( ) A aprendizagem por tentativa-e-erro se caracteriza pela busca aleatória da solução de um problema.
( ) A aprendizagem por tentativa-e-erro pode implicar frustração e desmotivação do aluno, o que a torna, portanto, não indicada para o contexto escolar.
( ) A aprendizagem por tentativa-e-erro pode contribuir para que o aluno chegue à solução de um problema de forma autônoma.
( ) Quando ocorre de forma sistematizada e planejada, a aprendizagem não mais pode ser denominada de aprendizagem por tentativa-e-erro.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
F – V – V – F.
V – F – V – V.
F – F – V – F.
V – F – V – F.
V – V – V – F.
Existem diferentes definições a respeito do que é aprendizagem e de quais são suas características. De forma geral, entendemos que aprendizagem é o processo pelo qual uma pessoa se apropria dos conhecimentos que foram construídos pela humanidade ao longo da história. A aprendizagem é o processo pelo qual um indivíduo adquire novos comportamentos, ideias e/ou conhecimentos. Carmo (apud AITA, 2016) destaca algumas formas de aprendizagem, explicitando a aprendizagem por ensaio-e-erro, também chamada de aprendizagem por tentativa-e-erro.
AITA, E. B. Psicologia da educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2016, p. 252. (Adaptado)
Sobre essa forma de aprendizagem analise as assertivas a seguir.
I - Na aprendizagem por tentativa-e-erro, o aluno vai tentando solucionar um problema a partir de seus conhecimentos prévios, a partir de tentativas aleatórias ou a partir de elementos fornecidos pelo professor.
II - . A aprendizagem por tentativa-e-erro pode implicar frustração e desmotivação do aluno, o que a torna, portanto, não indicada para o contexto escolar, e indicada, exclusivamente, ao contexto familiar e social da criança.
III - Apesar de poder gerar frustração ou desmotivação, a aprendizagem por ensaio-e-erro, por ser muito interessante, deve ser utilizada em sala de aula, desde que ocorra dentro das possibilidades do aluno, e partir de um ótimo planejamento pedagógico
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
I e III apenas.
I apenas.
II apenas.
I e II apenas.
III apenas.
Aprendizagem e desenvolvimento são dois processos distintos. Didaticamente, estudam-se os dois processos de forma separada. Pelo fato de, na prática, esses dois conceitos estarem interligados, é difícil falar de um processo sem mencionar o outro. Especificamente acerca do processo de desenvolvimento humano, analise as assertivas a seguir:
I. O processo de desenvolvimento maturacional é estritamente biológico e não depende de um processo de aprendizagem.
II. O desenvolvimento engloba o processo da aquisição da linguagem.
III. O desenvolvimento não engloba o processo de mudança do pensamento concreto para o pensamento abstrato.
IV. O desenvolvimento engloba as mudanças nas relações sociais e na dimensão afetiva da vida da criança.
V. É consenso entre os pesquisadores que os estágios de desenvolvimento seguem uma sequência ordenada.
É correto o que se afirma em:
II, IV e V, apenas.
II e IV, apenas.
II e V, apenas
I, II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Para Piaget, no período sensório-motor ocorre o nascimento da inteligência da criança. Nesse estágio, a inteligência da criança está relacionada com as percepções (sensório) e com a ação/deslocamento de seu próprio corpo (motor). Por isso esse período é denominado por Piaget de estágio sensório-motor. De acordo com Piaget, no início do estágio sensório, a criança ainda não possui a representação mental dos objetos. Sobre o conceito de representação mental dos objetos, analise as assertivas a seguir:
I A representação mental dos objetos se desenvolve quando as respostas motoras automáticas da criança vão se transformando em esquemas de ação.
II - A representação mental dos objetos, neste período de desenvolvimento, está intimamente relacionada a capacidade da criança em perceber que os objetos continuam a existir, mesmo quando eles não podem ser vistos, ouvidos ou tocados por ela.
III - A ausência de permanência do objeto contribui para que a criança não tenha ainda definida uma noção de eu no início do período sensório-motor.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
A teoria piagetiana entende que a criança constrói o conhecimento por um processo de adaptação à realidade. Existem dois processos fundamentais relacionados à adaptação, quais sejam, os processos de assimilação e acomodação. Quando o sujeito se depara com um conhecimento novo, ocorre um desequilíbrio. A criança, primeiramente, busca alcançar o equilíbrio por meio do mecanismo de assimilação. Sobre a assimilação, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que melhor define esse processo. A assimilação:
Se refere à modificação das estruturas cognitivas que a criança já possui.
Diz respeito à criação de novas estruturas cognitivas.
É um processo de autorregulação.
É um caso particular de adaptação biológica.
Diz respeito ao ajuste dos novos conhecimentos às estruturas cognitivas já desenvolvidas pela criança.
A aprendizagem e o desenvolvimento humano são dois processos que trazem contribuições basilares para pensarmos o fenômeno educativo. Cada um desses processos conta com inúmeras pesquisas e teorizações que lançam luz ao campo educacional. Os estudos da Psicologia da Educação acerca da aprendizagem e do desenvolvimento são fundamentais para a prática profissional do educador. Isso porque o professor precisa ter clareza a respeito de como o aluno aprende e de quais fatores estão relacionados ao processo de desenvolvimento humano, para orientar sua prática educativa. Acerca dos processos de aprendizagem e desenvolvimento, analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso:
( ) O processo de desenvolvimento pode ser definido apenas como crescimento físico e maturacional.
( ) O processo de aprendizagem ocorre por meio da mediação.
( ) As normas de conduta são conhecimentos culturais construídos historicamente que são aprendidos pela criança a partir da mediação social.
( ) O processo de desenvolvimento se refere às alterações que ocorrem ao longo do ciclo vital.
( ) Aprendizagem são processos não coincidentes e não relacionados.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
III, apenas.
I e IV, apenas.
I, apenas.
IV, apenas.
I e II, apenas.
NO desenvolvimento cognitivo é entendido como o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: a percepção, a memória, a atenção, a criatividade, a imaginação, as emoções, os pensamentos concreto e abstrato, a linguagem e a consciência. O desenvolvimento cognitivo também engloba a aquisição e as mudanças na estrutura e na forma do pensamento: o desenvolvimento do pensamento concreto para o pensamento abstrato. No que se refere, especificamente, ao desenvolvimento do pensamento verbal, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
O desenvolvimento do pensamento verbal ocorre independente do desenvolvimento da linguagem.
Pensamento e linguagem são duas funções psíquicas independentes. No pensamento verbal, não ocorre um entrecruzamento entre pensamento e linguagem.
O desenvolvimento do pensamento verbal está, estritamente, relacionado à capacidade de conceituar (pensamento por conceitos).
O pensamento verbal está relacionado à capacidade de assimilar os procedimentos de ação com os objetos (manipulação de objetos).
O desenvolvimento do pensamento verbal ocorre de forma natural, não sendo relacionada a um processo de aprendizagem.
Existem diferentes definições a respeito do que é aprendizagem e de quais são suas características. De forma geral, entendemos que aprendizagem é o processo pelo qual uma pessoa se apropria dos conhecimentos que foram construídos pela humanidade ao longo da história. A aprendizagem é o processo pelo qual um indivíduo adquire novos comportamentos, ideias e/ou conhecimentos. Carmo (2012) destaca algumas formas de aprendizagem, explicitando a aprendizagem por ensaio-e-erro, também chamada de aprendizagem por tentativa-e-erro. Sobre essa forma de aprendizagem, analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso.
( ) A aprendizagem por tentativa-e-erro se caracteriza pela busca aleatória da solução de um problema.
( ) A aprendizagem por tentativa-e-erro pode implicar frustração e desmotivação do aluno, o que a torna, portanto, não indicada para o contexto escolar.
( ) A aprendizagem por tentativa-e-erro pode contribuir para que o aluno chegue à solução de um problema de forma autônoma.
( ) Quando ocorre de forma sistematizada e planejada, a aprendizagem não mais pode ser denominada de aprendizagem por tentativa-e-erro.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
F – V – V – F.
V – F – V – V.
F – F – V – F.
V – F – V – F.
V – V – V – F.
Existem diferentes definições a respeito do que é aprendizagem e de quais são suas características. De forma geral, entendemos que aprendizagem é o processo pelo qual uma pessoa se apropria dos conhecimentos que foram construídos pela humanidade ao longo da história. A aprendizagem é o processo pelo qual um indivíduo adquire novos comportamentos, ideias e/ou conhecimentos. Carmo (apud AITA, 2016) destaca algumas formas de aprendizagem, explicitando a aprendizagem por ensaio-e-erro, também chamada de aprendizagem por tentativa-e-erro.
AITA, E. B. Psicologia da educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2016, p. 252. (Adaptado)
Sobre essa forma de aprendizagem analise as assertivas a seguir.
I - Na aprendizagem por tentativa-e-erro, o aluno vai tentando solucionar um problema a partir de seus conhecimentos prévios, a partir de tentativas aleatórias ou a partir de elementos fornecidos pelo professor.
II - . A aprendizagem por tentativa-e-erro pode implicar frustração e desmotivação do aluno, o que a torna, portanto, não indicada para o contexto escolar, e indicada, exclusivamente, ao contexto familiar e social da criança.
III - Apesar de poder gerar frustração ou desmotivação, a aprendizagem por ensaio-e-erro, por ser muito interessante, deve ser utilizada em sala de aula, desde que ocorra dentro das possibilidades do aluno, e partir de um ótimo planejamento pedagógico
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
I e III apenas.
I apenas.
II apenas.
I e II apenas.
III apenas.
Aprendizagem e desenvolvimento são dois processos distintos. Didaticamente, estudam-se os dois processos de forma separada. Pelo fato de, na prática, esses dois conceitos estarem interligados, é difícil falar de um processo sem mencionar o outro. Especificamente acerca do processo de desenvolvimento humano, analise as assertivas a seguir:
I. O processo de desenvolvimento maturacional é estritamente biológico e não depende de um processo de aprendizagem.
II. O desenvolvimento engloba o processo da aquisição da linguagem.
III. O desenvolvimento não engloba o processo de mudança do pensamento concreto para o pensamento abstrato.
IV. O desenvolvimento engloba as mudanças nas relações sociais e na dimensão afetiva da vida da criança.
V. É consenso entre os pesquisadores que os estágios de desenvolvimento seguem uma sequência ordenada.
É correto o que se afirma em:
II, IV e V, apenas.
II e IV, apenas.
II e V, apenas
I, II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Para Piaget, no período sensório-motor ocorre o nascimento da inteligência da criança. Nesse estágio, a inteligência da criança está relacionada com as percepções (sensório) e com a ação/deslocamento de seu próprio corpo (motor). Por isso esse período é denominado por Piaget de estágio sensório-motor. De acordo com Piaget, no início do estágio sensório, a criança ainda não possui a representação mental dos objetos. Sobre o conceito de representação mental dos objetos, analise as assertivas a seguir:
I A representação mental dos objetos se desenvolve quando as respostas motoras automáticas da criança vão se transformando em esquemas de ação.
II - A representação mental dos objetos, neste período de desenvolvimento, está intimamente relacionada a capacidade da criança em perceber que os objetos continuam a existir, mesmo quando eles não podem ser vistos, ouvidos ou tocados por ela.
III - A ausência de permanência do objeto contribui para que a criança não tenha ainda definida uma noção de eu no início do período sensório-motor.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
A teoria piagetiana entende que a criança constrói o conhecimento por um processo de adaptação à realidade. Existem dois processos fundamentais relacionados à adaptação, quais sejam, os processos de assimilação e acomodação. Quando o sujeito se depara com um conhecimento novo, ocorre um desequilíbrio. A criança, primeiramente, busca alcançar o equilíbrio por meio do mecanismo de assimilação. Sobre a assimilação, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que melhor define esse processo. A assimilação:
Se refere à modificação das estruturas cognitivas que a criança já possui.
Diz respeito à criação de novas estruturas cognitivas.
É um processo de autorregulação.
É um caso particular de adaptação biológica.
Diz respeito ao ajuste dos novos conhecimentos às estruturas cognitivas já desenvolvidas pela criança.
A aprendizagem e o desenvolvimento humano são dois processos que trazem contribuições basilares para pensarmos o fenômeno educativo. Cada um desses processos conta com inúmeras pesquisas e teorizações que lançam luz ao campo educacional. Os estudos da Psicologia da Educação acerca da aprendizagem e do desenvolvimento são fundamentais para a prática profissional do educador. Isso porque o professor precisa ter clareza a respeito de como o aluno aprende e de quais fatores estão relacionados ao processo de desenvolvimento humano, para orientar sua prática educativa. Acerca dos processos de aprendizagem e desenvolvimento, analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso:
( ) O processo de desenvolvimento pode ser definido apenas como crescimento físico e maturacional.
( ) O processo de aprendizagem ocorre por meio da mediação.
( ) As normas de conduta são conhecimentos culturais construídos historicamente que são aprendidos pela criança a partir da mediação social.
( ) O processo de desenvolvimento se refere às alterações que ocorrem ao longo do ciclo vital.
( ) Aprendizagem são processos não coincidentes e não relacionados.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
O desenvolvimento do pensamento verbal ocorre independente do desenvolvimento da linguagem.
Pensamento e linguagem são duas funções psíquicas independentes. No pensamento verbal, não ocorre um entrecruzamento entre pensamento e linguagem.
O desenvolvimento do pensamento verbal está, estritamente, relacionado à capacidade de conceituar (pensamento por conceitos).
O pensamento verbal está relacionado à capacidade de assimilar os procedimentos de ação com os objetos (manipulação de objetos).
O desenvolvimento do pensamento verbal ocorre de forma natural, não sendo relacionada a um processo de aprendizagem.
Existem diferentes definições a respeito do que é aprendizagem e de quais são suas características. De forma geral, entendemos que aprendizagem é o processo pelo qual uma pessoa se apropria dos conhecimentos que foram construídos pela humanidade ao longo da história. A aprendizagem é o processo pelo qual um indivíduo adquire novos comportamentos, ideias e/ou conhecimentos. Carmo (2012) destaca algumas formas de aprendizagem, explicitando a aprendizagem por ensaio-e-erro, também chamada de aprendizagem por tentativa-e-erro. Sobre essa forma de aprendizagem, analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso.
( ) A aprendizagem por tentativa-e-erro se caracteriza pela busca aleatória da solução de um problema.
( ) A aprendizagem por tentativa-e-erro pode implicar frustração e desmotivação do aluno, o que a torna, portanto, não indicada para o contexto escolar.
( ) A aprendizagem por tentativa-e-erro pode contribuir para que o aluno chegue à solução de um problema de forma autônoma.
( ) Quando ocorre de forma sistematizada e planejada, a aprendizagem não mais pode ser denominada de aprendizagem por tentativa-e-erro.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
F – V – V – F.
V – F – V – V.
F – F – V – F.
V – F – V – F.
V – V – V – F.
Existem diferentes definições a respeito do que é aprendizagem e de quais são suas características. De forma geral, entendemos que aprendizagem é o processo pelo qual uma pessoa se apropria dos conhecimentos que foram construídos pela humanidade ao longo da história. A aprendizagem é o processo pelo qual um indivíduo adquire novos comportamentos, ideias e/ou conhecimentos. Carmo (apud AITA, 2016) destaca algumas formas de aprendizagem, explicitando a aprendizagem por ensaio-e-erro, também chamada de aprendizagem por tentativa-e-erro.
AITA, E. B. Psicologia da educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2016, p. 252. (Adaptado)
Sobre essa forma de aprendizagem analise as assertivas a seguir.
I - Na aprendizagem por tentativa-e-erro, o aluno vai tentando solucionar um problema a partir de seus conhecimentos prévios, a partir de tentativas aleatórias ou a partir de elementos fornecidos pelo professor.
II - . A aprendizagem por tentativa-e-erro pode implicar frustração e desmotivação do aluno, o que a torna, portanto, não indicada para o contexto escolar, e indicada, exclusivamente, ao contexto familiar e social da criança.
III - Apesar de poder gerar frustração ou desmotivação, a aprendizagem por ensaio-e-erro, por ser muito interessante, deve ser utilizada em sala de aula, desde que ocorra dentro das possibilidades do aluno, e partir de um ótimo planejamento pedagógico
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
I e III apenas.
I apenas.
II apenas.
I e II apenas.
III apenas.
Aprendizagem e desenvolvimento são dois processos distintos. Didaticamente, estudam-se os dois processos de forma separada. Pelo fato de, na prática, esses dois conceitos estarem interligados, é difícil falar de um processo sem mencionar o outro. Especificamente acerca do processo de desenvolvimento humano, analise as assertivas a seguir:
I. O processo de desenvolvimento maturacional é estritamente biológico e não depende de um processo de aprendizagem.
II. O desenvolvimento engloba o processo da aquisição da linguagem.
III. O desenvolvimento não engloba o processo de mudança do pensamento concreto para o pensamento abstrato.
IV. O desenvolvimento engloba as mudanças nas relações sociais e na dimensão afetiva da vida da criança.
V. É consenso entre os pesquisadores que os estágios de desenvolvimento seguem uma sequência ordenada.
É correto o que se afirma em:
II, IV e V, apenas.
II e IV, apenas.
II e V, apenas
I, II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Para Piaget, no período sensório-motor ocorre o nascimento da inteligência da criança. Nesse estágio, a inteligência da criança está relacionada com as percepções (sensório) e com a ação/deslocamento de seu próprio corpo (motor). Por isso esse período é denominado por Piaget de estágio sensório-motor. De acordo com Piaget, no início do estágio sensório, a criança ainda não possui a representação mental dos objetos. Sobre o conceito de representação mental dos objetos, analise as assertivas a seguir:
I A representação mental dos objetos se desenvolve quando as respostas motoras automáticas da criança vão se transformando em esquemas de ação.
II - A representação mental dos objetos, neste período de desenvolvimento, está intimamente relacionada a capacidade da criança em perceber que os objetos continuam a existir, mesmo quando eles não podem ser vistos, ouvidos ou tocados por ela.
III - A ausência de permanência do objeto contribui para que a criança não tenha ainda definida uma noção de eu no início do período sensório-motor.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
A teoria piagetiana entende que a criança constrói o conhecimento por um processo de adaptação à realidade. Existem dois processos fundamentais relacionados à adaptação, quais sejam, os processos de assimilação e acomodação. Quando o sujeito se depara com um conhecimento novo, ocorre um desequilíbrio. A criança, primeiramente, busca alcançar o equilíbrio por meio do mecanismo de assimilação. Sobre a assimilação, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que melhor define esse processo. A assimilação:
Se refere à modificação das estruturas cognitivas que a criança já possui.
Diz respeito à criação de novas estruturas cognitivas.
É um processo de autorregulação.
É um caso particular de adaptação biológica.
Diz respeito ao ajuste dos novos conhecimentos às estruturas cognitivas já desenvolvidas pela criança.
A aprendizagem e o desenvolvimento humano são dois processos que trazem contribuições basilares para pensarmos o fenômeno educativo. Cada um desses processos conta com inúmeras pesquisas e teorizações que lançam luz ao campo educacional. Os estudos da Psicologia da Educação acerca da aprendizagem e do desenvolvimento são fundamentais para a prática profissional do educador. Isso porque o professor precisa ter clareza a respeito de como o aluno aprende e de quais fatores estão relacionados ao processo de desenvolvimento humano, para orientar sua prática educativa. Acerca dos processos de aprendizagem e desenvolvimento, analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso:
( ) O processo de desenvolvimento pode ser definido apenas como crescimento físico e maturacional.
( ) O processo de aprendizagem ocorre por meio da mediação.
( ) As normas de conduta são conhecimentos culturais construídos historicamente que são aprendidos pela criança a partir da mediação social.
( ) O processo de desenvolvimento se refere às alterações que ocorrem ao longo do ciclo vital.
( ) Aprendizagem são processos não coincidentes e não relacionados.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
F – V – V – F.
V – F – V – V.
F – F – V – F.
V – F – V – F.
V – V – V – F.
Existem diferentes definições a respeito do que é aprendizagem e de quais são suas características. De forma geral, entendemos que aprendizagem é o processo pelo qual uma pessoa se apropria dos conhecimentos que foram construídos pela humanidade ao longo da história. A aprendizagem é o processo pelo qual um indivíduo adquire novos comportamentos, ideias e/ou conhecimentos. Carmo (apud AITA, 2016) destaca algumas formas de aprendizagem, explicitando a aprendizagem por ensaio-e-erro, também chamada de aprendizagem por tentativa-e-erro.
AITA, E. B. Psicologia da educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2016, p. 252. (Adaptado)
Sobre essa forma de aprendizagem analise as assertivas a seguir.
I - Na aprendizagem por tentativa-e-erro, o aluno vai tentando solucionar um problema a partir de seus conhecimentos prévios, a partir de tentativas aleatórias ou a partir de elementos fornecidos pelo professor.
II - . A aprendizagem por tentativa-e-erro pode implicar frustração e desmotivação do aluno, o que a torna, portanto, não indicada para o contexto escolar, e indicada, exclusivamente, ao contexto familiar e social da criança.
III - Apesar de poder gerar frustração ou desmotivação, a aprendizagem por ensaio-e-erro, por ser muito interessante, deve ser utilizada em sala de aula, desde que ocorra dentro das possibilidades do aluno, e partir de um ótimo planejamento pedagógico
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
I e III apenas.
I apenas.
II apenas.
I e II apenas.
III apenas.
Aprendizagem e desenvolvimento são dois processos distintos. Didaticamente, estudam-se os dois processos de forma separada. Pelo fato de, na prática, esses dois conceitos estarem interligados, é difícil falar de um processo sem mencionar o outro. Especificamente acerca do processo de desenvolvimento humano, analise as assertivas a seguir:
I. O processo de desenvolvimento maturacional é estritamente biológico e não depende de um processo de aprendizagem.
II. O desenvolvimento engloba o processo da aquisição da linguagem.
III. O desenvolvimento não engloba o processo de mudança do pensamento concreto para o pensamento abstrato.
IV. O desenvolvimento engloba as mudanças nas relações sociais e na dimensão afetiva da vida da criança.
V. É consenso entre os pesquisadores que os estágios de desenvolvimento seguem uma sequência ordenada.
É correto o que se afirma em:
II, IV e V, apenas.
II e IV, apenas.
II e V, apenas
I, II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Para Piaget, no período sensório-motor ocorre o nascimento da inteligência da criança. Nesse estágio, a inteligência da criança está relacionada com as percepções (sensório) e com a ação/deslocamento de seu próprio corpo (motor). Por isso esse período é denominado por Piaget de estágio sensório-motor. De acordo com Piaget, no início do estágio sensório, a criança ainda não possui a representação mental dos objetos. Sobre o conceito de representação mental dos objetos, analise as assertivas a seguir:
I A representação mental dos objetos se desenvolve quando as respostas motoras automáticas da criança vão se transformando em esquemas de ação.
II - A representação mental dos objetos, neste período de desenvolvimento, está intimamente relacionada a capacidade da criança em perceber que os objetos continuam a existir, mesmo quando eles não podem ser vistos, ouvidos ou tocados por ela.
III - A ausência de permanência do objeto contribui para que a criança não tenha ainda definida uma noção de eu no início do período sensório-motor.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
A teoria piagetiana entende que a criança constrói o conhecimento por um processo de adaptação à realidade. Existem dois processos fundamentais relacionados à adaptação, quais sejam, os processos de assimilação e acomodação. Quando o sujeito se depara com um conhecimento novo, ocorre um desequilíbrio. A criança, primeiramente, busca alcançar o equilíbrio por meio do mecanismo de assimilação. Sobre a assimilação, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que melhor define esse processo. A assimilação:
Se refere à modificação das estruturas cognitivas que a criança já possui.
Diz respeito à criação de novas estruturas cognitivas.
É um processo de autorregulação.
É um caso particular de adaptação biológica.
Diz respeito ao ajuste dos novos conhecimentos às estruturas cognitivas já desenvolvidas pela criança.
A aprendizagem e o desenvolvimento humano são dois processos que trazem contribuições basilares para pensarmos o fenômeno educativo. Cada um desses processos conta com inúmeras pesquisas e teorizações que lançam luz ao campo educacional. Os estudos da Psicologia da Educação acerca da aprendizagem e do desenvolvimento são fundamentais para a prática profissional do educador. Isso porque o professor precisa ter clareza a respeito de como o aluno aprende e de quais fatores estão relacionados ao processo de desenvolvimento humano, para orientar sua prática educativa. Acerca dos processos de aprendizagem e desenvolvimento, analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso:
( ) O processo de desenvolvimento pode ser definido apenas como crescimento físico e maturacional.
( ) O processo de aprendizagem ocorre por meio da mediação.
( ) As normas de conduta são conhecimentos culturais construídos historicamente que são aprendidos pela criança a partir da mediação social.
( ) O processo de desenvolvimento se refere às alterações que ocorrem ao longo do ciclo vital.
( ) Aprendizagem são processos não coincidentes e não relacionados.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
I e III apenas.
I apenas.
II apenas.
I e II apenas.
III apenas.
Aprendizagem e desenvolvimento são dois processos distintos. Didaticamente, estudam-se os dois processos de forma separada. Pelo fato de, na prática, esses dois conceitos estarem interligados, é difícil falar de um processo sem mencionar o outro. Especificamente acerca do processo de desenvolvimento humano, analise as assertivas a seguir:
I. O processo de desenvolvimento maturacional é estritamente biológico e não depende de um processo de aprendizagem.
II. O desenvolvimento engloba o processo da aquisição da linguagem.
III. O desenvolvimento não engloba o processo de mudança do pensamento concreto para o pensamento abstrato.
IV. O desenvolvimento engloba as mudanças nas relações sociais e na dimensão afetiva da vida da criança.
V. É consenso entre os pesquisadores que os estágios de desenvolvimento seguem uma sequência ordenada.
É correto o que se afirma em:
II, IV e V, apenas.
II e IV, apenas.
II e V, apenas
I, II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Para Piaget, no período sensório-motor ocorre o nascimento da inteligência da criança. Nesse estágio, a inteligência da criança está relacionada com as percepções (sensório) e com a ação/deslocamento de seu próprio corpo (motor). Por isso esse período é denominado por Piaget de estágio sensório-motor. De acordo com Piaget, no início do estágio sensório, a criança ainda não possui a representação mental dos objetos. Sobre o conceito de representação mental dos objetos, analise as assertivas a seguir:
I A representação mental dos objetos se desenvolve quando as respostas motoras automáticas da criança vão se transformando em esquemas de ação.
II - A representação mental dos objetos, neste período de desenvolvimento, está intimamente relacionada a capacidade da criança em perceber que os objetos continuam a existir, mesmo quando eles não podem ser vistos, ouvidos ou tocados por ela.
III - A ausência de permanência do objeto contribui para que a criança não tenha ainda definida uma noção de eu no início do período sensório-motor.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
A teoria piagetiana entende que a criança constrói o conhecimento por um processo de adaptação à realidade. Existem dois processos fundamentais relacionados à adaptação, quais sejam, os processos de assimilação e acomodação. Quando o sujeito se depara com um conhecimento novo, ocorre um desequilíbrio. A criança, primeiramente, busca alcançar o equilíbrio por meio do mecanismo de assimilação. Sobre a assimilação, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que melhor define esse processo. A assimilação:
Se refere à modificação das estruturas cognitivas que a criança já possui.
Diz respeito à criação de novas estruturas cognitivas.
É um processo de autorregulação.
É um caso particular de adaptação biológica.
Diz respeito ao ajuste dos novos conhecimentos às estruturas cognitivas já desenvolvidas pela criança.
A aprendizagem e o desenvolvimento humano são dois processos que trazem contribuições basilares para pensarmos o fenômeno educativo. Cada um desses processos conta com inúmeras pesquisas e teorizações que lançam luz ao campo educacional. Os estudos da Psicologia da Educação acerca da aprendizagem e do desenvolvimento são fundamentais para a prática profissional do educador. Isso porque o professor precisa ter clareza a respeito de como o aluno aprende e de quais fatores estão relacionados ao processo de desenvolvimento humano, para orientar sua prática educativa. Acerca dos processos de aprendizagem e desenvolvimento, analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso:
( ) O processo de desenvolvimento pode ser definido apenas como crescimento físico e maturacional.
( ) O processo de aprendizagem ocorre por meio da mediação.
( ) As normas de conduta são conhecimentos culturais construídos historicamente que são aprendidos pela criança a partir da mediação social.
( ) O processo de desenvolvimento se refere às alterações que ocorrem ao longo do ciclo vital.
( ) Aprendizagem são processos não coincidentes e não relacionados.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
II, IV e V, apenas.
II e IV, apenas.
II e V, apenas
I, II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Para Piaget, no período sensório-motor ocorre o nascimento da inteligência da criança. Nesse estágio, a inteligência da criança está relacionada com as percepções (sensório) e com a ação/deslocamento de seu próprio corpo (motor). Por isso esse período é denominado por Piaget de estágio sensório-motor. De acordo com Piaget, no início do estágio sensório, a criança ainda não possui a representação mental dos objetos. Sobre o conceito de representação mental dos objetos, analise as assertivas a seguir:
I A representação mental dos objetos se desenvolve quando as respostas motoras automáticas da criança vão se transformando em esquemas de ação.
II - A representação mental dos objetos, neste período de desenvolvimento, está intimamente relacionada a capacidade da criança em perceber que os objetos continuam a existir, mesmo quando eles não podem ser vistos, ouvidos ou tocados por ela.
III - A ausência de permanência do objeto contribui para que a criança não tenha ainda definida uma noção de eu no início do período sensório-motor.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
A teoria piagetiana entende que a criança constrói o conhecimento por um processo de adaptação à realidade. Existem dois processos fundamentais relacionados à adaptação, quais sejam, os processos de assimilação e acomodação. Quando o sujeito se depara com um conhecimento novo, ocorre um desequilíbrio. A criança, primeiramente, busca alcançar o equilíbrio por meio do mecanismo de assimilação. Sobre a assimilação, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que melhor define esse processo. A assimilação:
Se refere à modificação das estruturas cognitivas que a criança já possui.
Diz respeito à criação de novas estruturas cognitivas.
É um processo de autorregulação.
É um caso particular de adaptação biológica.
Diz respeito ao ajuste dos novos conhecimentos às estruturas cognitivas já desenvolvidas pela criança.
A aprendizagem e o desenvolvimento humano são dois processos que trazem contribuições basilares para pensarmos o fenômeno educativo. Cada um desses processos conta com inúmeras pesquisas e teorizações que lançam luz ao campo educacional. Os estudos da Psicologia da Educação acerca da aprendizagem e do desenvolvimento são fundamentais para a prática profissional do educador. Isso porque o professor precisa ter clareza a respeito de como o aluno aprende e de quais fatores estão relacionados ao processo de desenvolvimento humano, para orientar sua prática educativa. Acerca dos processos de aprendizagem e desenvolvimento, analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso:
( ) O processo de desenvolvimento pode ser definido apenas como crescimento físico e maturacional.
( ) O processo de aprendizagem ocorre por meio da mediação.
( ) As normas de conduta são conhecimentos culturais construídos historicamente que são aprendidos pela criança a partir da mediação social.
( ) O processo de desenvolvimento se refere às alterações que ocorrem ao longo do ciclo vital.
( ) Aprendizagem são processos não coincidentes e não relacionados.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
A teoria piagetiana entende que a criança constrói o conhecimento por um processo de adaptação à realidade. Existem dois processos fundamentais relacionados à adaptação, quais sejam, os processos de assimilação e acomodação. Quando o sujeito se depara com um conhecimento novo, ocorre um desequilíbrio. A criança, primeiramente, busca alcançar o equilíbrio por meio do mecanismo de assimilação. Sobre a assimilação, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que melhor define esse processo. A assimilação:
Se refere à modificação das estruturas cognitivas que a criança já possui.
Diz respeito à criação de novas estruturas cognitivas.
É um processo de autorregulação.
É um caso particular de adaptação biológica.
Diz respeito ao ajuste dos novos conhecimentos às estruturas cognitivas já desenvolvidas pela criança.
A aprendizagem e o desenvolvimento humano são dois processos que trazem contribuições basilares para pensarmos o fenômeno educativo. Cada um desses processos conta com inúmeras pesquisas e teorizações que lançam luz ao campo educacional. Os estudos da Psicologia da Educação acerca da aprendizagem e do desenvolvimento são fundamentais para a prática profissional do educador. Isso porque o professor precisa ter clareza a respeito de como o aluno aprende e de quais fatores estão relacionados ao processo de desenvolvimento humano, para orientar sua prática educativa. Acerca dos processos de aprendizagem e desenvolvimento, analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso:
( ) O processo de desenvolvimento pode ser definido apenas como crescimento físico e maturacional.
( ) O processo de aprendizagem ocorre por meio da mediação.
( ) As normas de conduta são conhecimentos culturais construídos historicamente que são aprendidos pela criança a partir da mediação social.
( ) O processo de desenvolvimento se refere às alterações que ocorrem ao longo do ciclo vital.
( ) Aprendizagem são processos não coincidentes e não relacionados.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
Se refere à modificação das estruturas cognitivas que a criança já possui.
Diz respeito à criação de novas estruturas cognitivas.
É um processo de autorregulação.
É um caso particular de adaptação biológica.
Diz respeito ao ajuste dos novos conhecimentos às estruturas cognitivas já desenvolvidas pela criança.